Sutra: O tolo que sabe que é tolo, é o mais sábio. O tolo que pensa que é sábio, é um tolo de fato.
Osho: O tolo está sempre interessado numa única coisa: seu ego. Qualquer coisa que nutra seu ego é boa – qualquer coisa! – e ele está pronto para se apegar a isso. O tolo se apega até mesmo à miséria, porque ela é a sua miséria. Ele vai acumulando seja o que for que possa acumular, porque o tolo não tem nenhuma ideia do seu reino interior, dos seus tesouros interiores. Ele vai acumulando lixo, porque ele acha que aquilo é tudo o que pode ser possuído. Lixo externo e lixo interno – eis o que as pessoas vão juntando. Coisas são lixos externos, pensamentos são lixos internos; e você está afogado no seu lixo.
Dê uma olhada, uma olhada desapaixonada, desapegada, na sua vida, com o que você fez com ela e o que você conseguiu com tudo isso. E não tente se enganar, porque é isso o que a mente vem fazendo.
A menos que você tenha algo que possa levar além da morte, lembre-se, você não tem nada, suas mãos estão vazias. A menos que você tenha algo imortal, eterno, você é um tolo.
Raoni Duarte: Ser tolo é ser apegado a opiniões, é achar que sabe tudo, é escrever em pedra o seu achismo.
O universo está em franca expansão, nossa ciência já descobriu isso. E para qualquer lado que olharmos, encontraremos o crescimento. Nós já fomos do tamanho de um grão de feijão, então crescemos; uma imensa árvore já foi do tamanho de uma semente, então cresceu. E enquanto eu escrevo esse texto, tudo está crescendo…
O sábio compreende isso, ele sabe que, a cada milésimo de segundo, ele e toda a existência estão mais complexos, logo, é impossível sabermos tudo, pois, o tudo de agora, será o tudo e menos um pouco do depois.
A partir dessa clareza, o sábio se porta como um tolo que, nesse contexto, simboliza um estado de reconhecimento de que sempre existirá algo a mais para se aprender, de que o Todo, é ilimitado.
Enquanto o homem sábio se mantem na observação, se portando como um expectador da existência, o tolo despende seu tempo formulando opiniões, investe sua energia na construção de bons argumentos que aumentarão a sua base de conhecimento que, para o homem tolo, é confundido com sabedoria.
Assim, nasce um tolo de fato.
Busque conhecimento, emita amor, seja Luz!